sábado, 10 de agosto de 2013

O escorpião na primeira pessoa

Penso em escrever. Penso. Preparo um café, sento. Penso. Uma ideia. Várias ideias. Não, isso não, apago. Sim, isso claro que sim! Deixo e leio de novo. E sorrio de novo. E me encanto de novo. E quero que alguém também goste daquilo, e escrevo mais, e me divirto mais.

O tempo passa e penso de novo em escrever. Penso. E o café me prepara para falar, quase sempre de mim. Falo de mim porque quem convive comigo sou eu. Quem se encanta e se ri com bobagens sou eu. Mas falar dos outros também é bom. Aliás, é até melhor. Escrever na terceira pessoa causa mais polêmica do que na primeira. Já achei que isso tava errado, melhor seria não se envolver com isso. Sério. Pensei e até apaguei por causa das polêmicas. É a parte do não, isso não.

Mas é a natureza, a natureza é assim. Veja o escorpião. Ele está em perigo. Você vai lá ajuda-lo, o livra de uma queda, coloca-o de novo a salvo e ele, em forma de gratidão, te pica. Mas que ingrato! - dizem uns. Ou, mas por que foi ajuda-lo?! - perguntam, inconformados, outros. "- Mas é que a minha natureza é a de ajudar, e a dele é a de picar...". E, como dizem os baianos, pronto! É isso. Sou como os cavalos que quando picados vão à frente, com mais vigor, mais ímpeto. Mas também sou escorpião. Não com os que me ajudam, nunca. Mas também sei picar. Tenho veneno. E isso fere, dói. Mas é bom. Me defende, e pra viver nesse mundo é preciso saber se defender.

O escorpião se defende atacando, e atacar também é uma forma de defesa. Trágica, muitas vezes, mas de proteção. Se feita com os outros, é ataque. Se feita consigo mesmo, é tragédia. Lembro dos poetas. Não sei se por coincidência, acho que não, mas poetas morrem quase sempre aos domingos. Manuel Bandeira morreu num domingo. Eu não sabia - soube ontem - que o Camilo Castelo Branco se suicidou num domingo, por volta das 15:15. Os escorpiões também atacam a si mesmos e nem por isso são maus consigo. O próprio Camilo, por exemplo, certa vez ficou incomodado e se vestiu de suicida (o que viria a ser de fato tempos depois) e, no momento em que sua alma subiu à presença divina, indagou ao próprio Deus o porquê de ter sido tirado do ventre materno. Veja que coisa. É poético, mas até um pouco sem sentido. Chegou um domingo e, após um tiro na têmpora, Camilo se picou e morreu com o próprio veneno. Hoje a expressão "camiliano" é sempre usada para algo que é trágico, por esse motivo. É um enredo camiliano.

Esse texto, por exemplo. É isso sim. Mas podia ser não, isso não. Tô na Europa há um mês e tenho saudades do Brasil. Mas logo penso nas picadas que preciso dar diariamente para me defender e o balão que simboliza a imaginação, em cima da minha cabeça, explode. Portugal é muito bom, é bom demais, me sinto bem aqui. Mas pensando bem, o escorpião é um invertebrado discreto e noturno, o que não sou muito. Assim, mais um motivo pra lembrar do Brasil e falar na terceira pessoa. Aliás, na primeira também, quando eu lá estiver.