quinta-feira, 31 de março de 2011

Matizes

Hoje conheci uma linda menininha e a perguntei quantos anos tinha e, como todas fazem, me mostrou 4 pequeninos e magros dedos de uma só mão. Achei, como nunca achara, aquele gesto lindo de se ver. É preciso saber contar os nossos dias, isso inclusive é bíblico e é dessa forma que se alcança um coração sábio.
Volto ao megafone do RafaDeSapatoNovo com várias confusões e uma única certeza: é preciso, mais do que nunca, saber o momento de dizer as palavras certas. Palavas amenas, que gerem descanso e não mais guerras. Palavras de conforto, de elogio, de delicadeza. Sutil e despretensiosamente todas as coisas nobres da vida passam pela delicadeza. Passam e a levam junto. A mãe que gera uma vida, o gesto que dá a vez na fila, o piscar do olho seguido do sorriso que confirma uma gentileza, o amar ao outro como a si mesmo, o pai que perde do filho dando-lhe o sabor da vitória impossível no acaso.

De férias de tudo, parei hoje em meio a tudo que acontece em São Paulo, onde estou desde ontem, para escrever isso, pois não conseguiria passar em branco diante de tantas cores e de tantas matizes. Mais do que nunca, viajar é preciso. E, sendo bem preciso, me fez muito bem.

Pessoas novas, lugares novos (apesar das mesmas cidades), ideias novas, amigos novos. Pernas pro ar e pés no chão. Paradoxal e figurado, mas real.