domingo, 28 de novembro de 2010

Guarda o coração

Das coisas que mais se deve guardar, há uma tão sagrada que até a Bíblia, o livro dos livros, alerta a ser guardado. "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida", diz o livro de Provérbios, com singular e particular sabedoria. Acredito isso como um grande desafio, principalmente àqueles que colocam, em tudo, o coração. A crença aqui é genérica, não é de amores que fala esse post. É da vida, já que sem esse órgão ela não existe.
Eu particularmente guardo muitas coisas, e em vários lugares. Em casa guardo uma caixa, aliás, agora duas com monte de coisas. No carro também cabem coisas que só lá ficam guardadas. Na alma não é diferente, e lá ficam acumuladas coisas que faço questão de não esquecer.

Troquei recentemente a música do meu alarm clock. Agora a alvorada é ao som de 'Hunting high and low' do A-ha, que é uma linda canção. O amor é um gigante, um gigante adormecido. Não queira acordá-lo, você é incapaz de fazer isso! Guarde o seu coração que ele é um bom despertador, preparado com uma canção que raramente se ouve.
Guarde-o da avareza, que essa é incapaz de dividir, e o amor é divisão. E algo de tanto valor não pode ser dividido assim, como se reparte um bolo. Ah, lembre de guardá-lo de ressentimento também. Ressentir é sentir de novo, e não se sente a mesma coisa duas vezes. E sentir de novo é ficar impregnado do que já se foi, um jeito triste de não se guardar o coração. Meio contraditório isso, guardar e ressentir.

Enfim, tudo o que é verdadeiro, que é honesto, que é justo. Tudo o que é amável, de boa índole, de boa fama. Acho que há alguma virtude nisso. E também acho que é disso que sobrevive o coração, quando bem guardado. Ou do inverso sofre com o avesso dessas coisas, quando não guardado.
Senão, como um ledo engano vai se cansando, e desacreditando em fase terminal. Melhor guardá-lo, e esperar que ele toque na hora certa e suavemente realize o seu papel. Acordou?!